Quem Somos

A Associação Brasileira Autismo Conexão surgiu da união de pais que VIVENCIARAM a falta de perspectivas sociais e políticas públicas voltadas ao indivíduo autista no município de Osasco e regiões. Por isso, nasceu como AUTISMO OSASCO, transformou-se em AUTISMO OSASCO E REGIÕES, AUTISMO CONEXÃO OSASCO até ser definitivamente batizada e nomeada ABRAAC! Embora os demais nomes ainda nos representem, afinal, “décadas não são meses”, e concordamos, não são mesmo, tornamo-nos referência, fruto de muita dedicação e seriedade no ativismo que nos propusemos representar!
Hoje, ao completar um ano que a prefeitura disponibilizou-nos a concessão do terreno onde a sede da ABRAAC está sendo projetada, como o maior e mais completo CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISTA, e nas mãos de profissionais que estão pensando em todos os detalhes que atendem nossos autistas com dignidade, ocorreu-nos discorrer um pouco sobre o que é missão de vida, sob o nosso olhar de mães que se entregam de corpo e alma numa luta social desigual e por isso, tão intensa, no cumprimento das leis que norteiam os direitos da pessoa com deficiência, pra nós, o autismo especificamente!
Estamos atuando nesse município faz décadas, para quem desconhece porque não vivencia essa realidade ou para quem está iniciando a maternidade no “mundo azul”, às vezes, cinza intenso, sejam bem-vindos, abraçamos todos, acolhemos com muito respeito as pessoas que querem fazer parte desse projeto, cujo sinônimo é missão de vida, pessoal e intransferível, incansável mas gratificante, porque torna-se uma declaração real sobre o tipo de pessoa que queremos nos tornar e o tipo de sociedade que queremos construir para os nossos filhos! Assim somos nós, mães, pais, responsáveis, profissionais e amigos da ABRAAC, #orgulhoporpertencer!
E ao contrário de uma meta qualquer, responsável apenas pela definição de um objetivo específico que se espera alcançar, de forma sazonal, a nossa missão tem a ver com nossos valores e com tudo o que consideramos importante, está pautada em deixar um legado consistente que possa ser modificado, melhorado, mas sempre centrado no indivíduo autista, desde a infância com o direito ao diagnóstico precoce até a fase adulta, com a integração ao mercado de trabalho assistido e/ou encaminhamento para uma residência assistida, porque cuidar pressupõe avaliar todas as necessidades, individualmente, e promover ações que atendam essas demandas, isso sim é respeitar integralmente quem amamos!
Por outro lado, cremos que a missão também é algo que nunca pode ser alcançada, como citado acima, deve ser somente uma direção a ser agregada à nossa causa, uma meta que levará uma vida inteira para se alcançar, porque acreditamos em avanços em todas as áreas, humanas e científicas, e o projeto de vida reorganiza a missão inicial, não é mesmo, porque fazer o bem com dignidade é o único caminho para nos conectar a nossa missão de vida!
ABRAAC, VEM COMIGO QUE NO CARINHO EU TE EXPLICO!
Temos uma visão SISTÊMICA do indivíduo e desejamos ser referência no que diz respeito ao AUTISMO e suas mais variadas conexões genéticas (incluindo doenças raras), sempre buscando diagnóstico precoce, atendimento de excelência além de apoio global afim de que eles sejam, de fato, inclusos na sociedade.
O objetivo é dar suporte e atender indivíduos com diagnóstico ou suspeita de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas mais variadas concorrências, levando em conta toda dimensão da sua ESPECIFICIDADE, em cumprimento à Lei Federal 12.764 de 27/12/2012 e a Lei Municipal 4.841 de 3/10/2017.
Corpo Diretivo/Fiscal/Consultivo da ABRAAC:
Rosana Rossato
Sheila Marcondes
Arnaldo Alves Vieira
Jair Scalco, Ivan Rossato e Edinael Luís Salviato